“I Café com Diálogo” fortalece conexões e apresenta os próximos passos da Cultura e do Turismo em Guaratuba

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o diálogo entre o poder público e o setor produtivo, além de apresentar às ações da Secretaria para os próximos meses e ouvir sugestões para o desenvolvimento de Guaratuba.

Publicado em 22/06/2026 |

Imagem principal

A Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Guaratuba promoveu o encontro “Café com Diálogo: a Cultura e o Turismo que Podemos”, reunindo empreendedores, empresários e representantes de diferentes segmentos ligados ao turismo, cultura e economia criativa do município. 

A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo entre o poder público e o setor produtivo, apresentar ações da Secretaria e ouvir sugestões para o desenvolvimento de Guaratuba.

O evento contou com a presença do prefeito Mauricio Lense, que realizou a abertura do encontro e destacou a importância da parceria entre a administração municipal e os empreendedores locais para o fortalecimento do turismo e da cultura no município.

Durante a programação, o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fabiano Celilio da Silva, apresentou um panorama das principais ações desenvolvidas pela pasta, incluindo o planejamento para o segundo semestre de 2026, o andamento de projetos em execução, eventos previstos para os próximos meses e outras iniciativas voltadas à valorização da cultura, do turismo e da identidade local.

Na oportunidade, também foram apresentados e distribuídos em primeira mão os novos mapas turísticos de Guaratuba, recém-impressos pela Secretaria. O material foi desenvolvido para auxiliar moradores, visitantes e empreendedores na divulgação dos atrativos locais, sendo dividido em dois segmentos: Área Urbana e Área Rural. A iniciativa busca evidenciar a diversidade de experiências que o município oferece, fortalecendo tanto os atrativos do litoral quanto os roteiros ligados à natureza, à produção rural e às comunidades tradicionais.

Além da apresentação institucional, os participantes tiveram a oportunidade de se apresentar e compartilhar um pouco sobre seus negócios e áreas de atuação. O encontro reuniu representantes de diversas regiões de Guaratuba, incluindo empresários da hotelaria, comerciantes, produtores rurais, empreendedores do setor gastronômico, artesãos e profissionais ligados ao turismo.

O Café com Diálogo também proporcionou um importante momento de networking, permitindo a troca de experiências, a criação de novas conexões e o fortalecimento de parcerias entre empreendedores que atuam em diferentes segmentos da economia local.

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer e prestigiar produtos e iniciativas que representam a identidade de Guaratuba. Estiveram presentes produtor de ostras da região do Cabaraquara, reconhecidas pela excelência de seu cultivo e qualidade gastronômica, com destaque para o Cultivo Ostras Belém – Sr. Elvisley (Belém), além do tradicional acarajé da Baiana do Acarajé (Comida Ancestral) – Ya Elaine do Ogum, bolinho de camarão do Sam Remo e outros representantes da culinária local. 

Artesãos do município como Associação Aguas, Artesanato Guaratuba e Instituto Canto do Caiçara também tiveram espaço para expor seus trabalhos, valorizando a produção cultural e criativa da cidade. 

Segundo o secretário, o encontro reforça a importância da construção conjunta das ações voltadas ao turismo e à cultura. A proposta é aproximar cada vez mais o poder público dos empreendedores, criando um ambiente de diálogo permanente e colaboração para o desenvolvimento do município.

A Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo informou que novas edições do Café com Diálogo serão realizadas ao longo do ano e estarão abertas à participação de empresários, empreendedores e demais interessados em contribuir com ideias e sugestões para o fortalecimento do turismo e da cultura de Guaratuba.

Mais do que uma reunião, o encontro representou um espaço de escuta, integração e construção coletiva, fortalecendo laços entre o poder público e os empreendedores que ajudam diariamente a impulsionar a economia local, gerar oportunidades e valorizar a identidade de Guaratuba, que foi finalizado com uma deliciosa mostra gastronômica enquanto café de integração e trocas de experiências. 

Categoria: Turismo
Tags:

Secretaria da Cultura e do Turismo.

Mapa do Site

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Secretaria da Cultura e do Turismo

Loading...