Projeto “Vem Pra Vila” resgata a história e fortalece a identidade cultural de Guaratuba

O projeto tem como inspiração uma expressão tradicional utilizada por antigas gerações de guaratubanos.

Publicado em 22/06/2026 |

Imagem principal

Com o objetivo de valorizar a história local, fortalecer a identidade cultural e promover a convivência entre moradores e visitantes, a Gestão Municipal de Guaratuba lançou o projeto Vem Pra Vila, uma iniciativa que busca resgatar as raízes do município por meio de ações culturais, encontros comunitários e eventos realizados ao longo do ano.

Durante décadas, era comum ouvir moradores dizerem "Vamos pra Vila" ao se referirem ao deslocamento até o centro da cidade. A frase, que permanece viva na memória de muitos moradores, representa um período em que a Vila era o principal ponto de encontro da comunidade, concentrando o comércio, as celebrações religiosas, os eventos e a vida social do município.

A escolha do nome também faz referência às origens históricas da cidade. Fundada em 1771, Guaratuba recebeu inicialmente a denominação de Vila de São Luiz da Marinha de Guaratuba, tornando-se um dos mais antigos núcleos urbanos do litoral paranaense. Ao longo de seus 255 anos de história, o município construiu um importante patrimônio cultural e histórico que segue presente em diferentes espaços da cidade.

Entre os principais símbolos desse legado está a região do Centro Histórico, onde estão localizados patrimônios que ajudaram a contar a trajetória de Guaratuba ao longo dos séculos. O Casarão do Porto, atualmente utilizado como espaço cultural e turístico, preserva parte dessa memória. 

Outro importante marco é a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, considerada a primeira construção da cidade e um dos principais símbolos da formação do município. Embora esteja temporariamente fechada para obras de restauração, a igreja continua sendo uma das maiores referências históricas e religiosas de Guaratuba.

A região também permanece como palco de importantes manifestações culturais e religiosas, como a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, celebração que há gerações integra o calendário cultural do município e reúne moradores e visitantes em torno das tradições locais.

Segundo a proposta da administração municipal, o Vem Pra Vila foi criado para reforçar a conexão da população com sua própria história, incentivando a ocupação dos espaços públicos e promovendo momentos de integração entre a comunidade e os turistas que visitam a cidade.

As primeiras ações do projeto já foram realizadas com a transmissão pública de partidas da Copa do Mundo em telão, reunindo famílias, moradores e visitantes em um ambiente de convivência e celebração. A expectativa é que a iniciativa tenha continuidade ao longo do ano, com novas atividades culturais, apresentações, encontros e eventos que contribuam para movimentar o Centro Histórico e fortalecer o sentimento de pertencimento da população.

O projeto surge como uma proposta de valorização da memória coletiva de Guaratuba, resgatando tradições, preservando histórias e reafirmando a importância dos espaços que ajudaram a construir a identidade do município ao longo de mais de dois séculos.

Nesta quarta-feira, 24 de junho haverá a terceira edição do Vem pra Vila à partir das 19 horas na praça dos namorados.

Categoria: Eventos
Tags:

Secretaria da Cultura e do Turismo.

Mapa do Site

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Secretaria da Cultura e do Turismo

Loading...