Largo Nossa Senhora de Lourdes
Fonte do Itororó ou Gruta N. S. de Lourdes
A Fonte do Itororó, que do tupi-guarani significa “pequena cachoeira”, é uma nascente que brota entre as pedras da encosta do Morro do Pinto e foi um dos principais pontos de abastecimento de água da comunidade, até 1974.
Em 1935, o local recebeu a doação das imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete da senhora Guilhermina Cordeiro, esposa do Sr. Antônio Manoel, que foi um dos primeiros diretores da antiga Escola de Pesca (Espaço Litoral - Casarão Marcílio Dias). No mesmo ano, o casal Heitor e Zina Borges, construíram a capela de pedras que protege a imagem da santa.
Segundo contam os antigos moradores da cidade, um pescador guiado por uma luz misteriosa encontrou a costa da cidade. Quando ele caiu na água para chegar à areia, encontrou uma caixa com uma imagem de uma ave, um pombinho da paz, que simboliza o Divino Espírito Santo. Junto com o povo local, eles banharam a imagem na água da fonte, transformando-a em milagrosa. Diz o velho ditado “que quem bebe da água da santa, sempre volta para Guaratuba”.
Localização: Largo Nossa Senhora de Lourdes